BLOG

14 setembro 2016

Você quer filhos autônomos?

Luciane Udenal

099Você quer ter filhos que na fase adulta sejam autônomos? Comece trabalhar agora, veja algumas dicas.

A nossa personalidade se forma durante a primeira infância, o que ouvimos dos nossos pais e cuidadores e as nossas primeiras experiências terão grande impacto na elaboração das crenças principais sobre nossa capacidade, adequação e estima. Portanto se quisermos seres que assumam responsabilidades, sejam competentes, confiantes, assertivos e disponíveis para dar e receber afeto, precisamos ficar de olho em como nos relacionamos com as crianças.
Segue dicas:
– Permitir que a criança explore sua capacidade, deixe que brinque, teste suas ideias, aprenda com seus erros, nada de fazer coisas que ela possa fazer;
– Quando fizer critica, faça de forma diretiva, sobre a que ela se refere, e que seja pontual, daquele momento. Por exemplo: Essa tarefa de português poderia ser melhorada a letra. Ao invés de: você não se dedica mesmo, olha que letra horrível!
– Se for ser crítico seja com o comportamento e não com a pessoa;
– Elogie o comportamento adequado;
– Evite fazer comparações com outras crianças ;
– Corrija os maus comportamentos indicando o comportamento desejado;
– Elogie as suas conquistas;
– Olhe no olho, mostre ao seu filho que ele é importante, que o ama;
– Esteja presente em sua vida, acolha-o em momentos difíceis, mas ensine que não é o fim;
Enfim reflita, pra sua vida profissional ser bem sucedida você precisa no mínimo se dedicar, ser paciente, persistente, flexível, não perder o foco e muito amor. O mesmo é necessário para o seu maior projeto da vida que é EDUCAR.
Pense com carinho!